quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O que fazer com a PLACENTA?

""Vocês sabiam que na Belgica existem parques e as maternidades convidam as famílias pra um determinado dia irem todas juntas plantar o coto do cordão umbilical, e cada novo canteiro tem uma placa com o número da arvore, o nome do bebe e a data de nascimento!!""



""Placenta.. Árvore da Vida""

Conheça a história da Joice e sua Placenta:

A Plantação da Placenta

Quando estava grávida eu decidi que plantaria a minha placenta porque não concordava com a idéia de ir para o lixo um pedaço de mim, o lugar que alimentou, acolheu e onde a minha filha  se desenvolveu saudável durante os 9 meses.Como o meu parto foi domiciliar tudo se tornou mais simples e logo depois que Antonio cortou o cordão umbilical,  a nossa parteira Cristina pôs a placenta dentro de um recipiente fechado e a colocou  na última gaveta do freezer. Eu fiquei todo esse tempo sem abrir aquela gaveta. Eu não sabia nem que pote ela pegou para armazena la. A idéia inicial era planta la no inicio da primavera com um pé de maça, fruta tipica da região, mas aí chegou março e eu ainda não estava preparada psicologicamente para encarar aquela minha parte ali congelada. Não sei porque,  as vezes eu até me perguntava se não era medo de sentir nojo da placenta ou qualquer coisa do gênero. Aí o tempo passou e foi aos 9 meses e 23 dias que acordei de manhã e pedi p/ o Antonio comprar um vaso e uma árvore frutífera porque a "bolsa estorou" e era a hora de parir aquela gaveta do freezer. Foi uma parto lindo, doce e de superação dos meus medos. Plantar a minha placenta foi um ritual interno em que Gaia também participou e eu coloquei toda a energia de renascimento. Um projeto novo  está acontecendo profissionalmente e que está fazendo eu crescer pessoalmente também. Sementes que germinaram, assim como aquele pé de coco que está na nossa sacada junto com a casinha que foi da Gaia enquanto dentro de mim!



A placenta é um órgão fascinante! O único órgão do corpo humano que se desenvolve para um propósito específico e é, então, expelido quando não é mais necessário. A placenta tem muitas funções importantes, desde estabelecer o ambiente dentro do útero durante a gravidez, até preparar os seios para nutrir o bebê após o nascimento. "



Esta é uma arte feita com a placenta após o nascimento. Um carimbo da árvore da vida! Pode ser colocado em um quadro, e/ou numa camiseta!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário