Educadora Perinatal*

http://www.maternidadeativa.com.br/educadora.html

O que é a Educação Perinatal?

A Educação Perinatal favorece ao casal grávido e àquele que pretende gerar e gestar uma vida, uma vivência mais consciente plena e integradora da gestação, nascimento, maternidade e paternidade.

O vínculo entre a mãe e o bebê vai-se consolidando antes mesmo do bebé nascer.

Essa experiência amorosa que se inicia já na gestação ou ante é a base para todas as outras experiências amorosas na vida da criança. Quanto mais saudável é o vínculo entre a mãe e o bebé, melhor o bebé se relacionará consigo mesmo e com o mundo à sua volta.

A experiência de dar à luz é importantíssima na vida de uma mulher. Anos depois, ela ainda tem vívida lembrança dos pormenores do seu trabalho de parto e nascimento e de seus sentimentos ao nascer o bebé.

O objetivo da preparação é contribuir para a vivência saudável da gestação, para o aprofundamento do vínculo mãe-bebé-pai e para que o acto de dar a luz possa ser uma experiência de profundo crescimento psicológico e espiritual na qual se possa adquirir um senso de realização e uma felicidade profunda e compartilhada, coroamento do amor recíproco de um homem e uma mulher.

O que faz uma Educadora Perinatal?

As educadoras perinatais apoiam mulheres e os seus companheiros durante o período gestacional favorecendo uma experiência mais plena positiva e integradora desse momento tão delicado e importante e de tão profundas repercussões para a vida da mãe, do bebé, da família e da sociedade como um todo.

Apoiam a gestação, trabalha de parto, parto e pós-parto, dando conforto físico, afetivo e psicológico, contribuindo para um nascimento mais humanizado, natural e consciente segundo as recomendações da Organização Mundial da Saúde e Medicina Baseada em Evidências Científicas.

Procura-se preparar a família para um desenvolvimento e formação mais espontâneo e verdadeiro onde a expressão das emoções tenha espaço e os filhos possam realmente confiar e sentirem-se seguros e amados por aqueles que os cuidam.

É um trabalho que actua essencialmente na prevenção da saúde emocional da família recém-nascida, facilitando, por meio de orientação, apoio e assistência especializada, um desenvolvimento mais seguro e saudável no início da vida.

Proporcionar conforto, criar habilidades e aderir ao investimento parental, qualificando o tempo que os pais permanecem com os filhos, esses são todos objetivos da educação perinatal, lembrando que é na base, na raiz que se fortalece a grande árvore... e assim também é com a criança.



http://www.maternidadeativa.com.br/educadora.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário